Juros Abusivos: Veja como se livrar ao contratar um empréstimo consignado - GRUPO NTJ ASSESSORIA desde 2012
 

Juros Abusivos: Veja como se livrar ao contratar um empréstimo consignado

Juros Abusivos: Veja como se livrar ao contratar um empréstimo consignado

Juros são taxas cobradas sobre todo o tipo de operação financeira que envolve o empréstimo de dinheiro ou crédito. Essa prática acontece para que as instituições possam administrar os créditos, contratos e todas as despesas decorrentes deles.

Assim sendo, os juros fazem parte de todos os custos relacionados aos empréstimos e financiamentos oferecidos no mercado de crédito. O que muita coisa acontece — com certa frequência — é que as pessoas podem estar pagando juros abusivos.

Ainda que seja possível encontrar esse tipo de situação nos contratos, é importante ressaltar a garantia dos direitos dos consumidores. Além disso, é possível observar alguns cuidados para se livrar dessas taxas, especialmente ao contratar um empréstimo consignado.

 

Estou pagando juros abusivos: O que devo fazer?

Quando desconfiar da cobrança de juros abusivos, você pode solicitar uma revisão junto ao banco responsável. É importante ficar atento à outras cobranças ilegais que possam estar acontecendo, como taxa para abertura de crédito, taxa para emissão de carnês e outras práticas proibidas.

O que pode te ajudar nesse momento, como já citamos, é consultar o que o Banco Central divulga sobre os valores de juros praticados no mercado. Pesquise qual era a média de juros na época em que solicitou o crédito.

Você pode precisar também de uma consultoria especializada. Assim, fica mais fácil negociar com a instituição financeira. Caso o seu problema seja resolvido amigavelmente e os juros sejam corrigidos, não há necessidade de entrar na justiça.

Porém, caso a instituição financeira se negue a reconhecer os juros abusivos, será necessário abrir uma ação judicial. E o procedimento depende do valor da dívida. Caso seu contrato seja de até 20 salários mínimos, a ação será no Juizado Especial Civil e não precisa de advogado.

Se o contrato for de 20 a 40 salários mínimos, será necessário um defensor, também no Juizado Especial Civil. Contratos acima de 40 salários mínimos precisam ser resolvidos na Justiça Comum, com o apoio de um advogado e o pagamento do processo, que varia de acordo com a dívida.

Sempre pesquise antes de contratar qualquer tipo de crédito, seja um empréstimo pessoal ou um consignado. A cobrança de juros abusivos no Brasil é mais comum do que podemos imaginar. A informação é sua maior aliada para não entrar em dívidas desnecessárias.

 

Conheça a NTJ COBRANÇA
NTJ NEGOCIAÇÕES e a NTJ COBRANÇA são empresas do grupo NTJ ASSESSORIA

 

Fonte: https://www.shoppingcred.com/conteudo/juros-abusivos-no-emprestimo-consignado/